style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Maurício Barbosa (Bei)
A Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Brigada Militar (BM) montaram uma força-tarefa para fiscalizar toda a cidade durante o carnaval. Na noite de segunda-feira e na madrugada desta terça-feira, agentes da Guarda Municipal (GM), policiais da Brigada Militar, fiscais da vigilância sanitária, setor de fiscalização de posturas e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) percorreram as principais ruas e avenidas para garantir que não houvesse aglomerações e também conferiram as denúncias que chegaram pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Foram elaboradas notificações e Termos Circunstanciados (TC) para quem descumpriu as normas de segurança previstas no decreto municipal que regulamenta a pandemia.
Jovem morre uma semana após ser espancado em Rosário do Sul
A fiscalização começou às 22h em frente ao quartel da BM. De lá, a carreata com os órgãos de fiscalização começaram a ir nos lugares que eram informados pelo Ciosp, assim que as denúncias chegavam pelo telefone 190 e 153. A primeira parada foi no Rua do Rosário, onde diversas pessoas estavam reunidas consumindo bebida alcoólica em via publica. Três delas foram identificadas e notificadas pela infração. Conforme o artigo 13, do decreto número 93 de 16 de julho de 2020, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, assim entendidos ruas, avenidas, calçadas, canteiros, praças, parques e congêneres.
O segundo local fiscalizado foi uma uma igreja na Vila Santos. No local, diversas pessoas comemoravam um aniversário. O responsável foi notificado e foi feito um Termo Circunstanciado. A pessoa vai responder judicialmente pelo descumprimento do decreto.
Outra parada foi na Avenida Borges de Medeiros, onde muitos jovens se aglomeravam nas calçadas e no canteiro central consumindo bebida alcoólica. Logo após a chegada da polícia e dos fiscais, quase todos os jovens foram embora. A Brigada Militar elaborou dois Termos Circunstanciados para duas pessoas que estavam bebendo no momento da abordagem. Após o registro do TC, os jovens foram liberados para ir embora.
Governo altera decretos e amplia acesso a armas e munições
Diversos locais foram visitados pelos fiscais, mas não foram registradas irregularidades. O último local fiscalizado foi um bar no Bairro Salgado Filho. Um jovem de 20 anos que estava em frente ao bar, tentou se desfazer de uma arma de fogo quando percebeu a chegada da polícia, mas um dos policiais imobilizou o suspeito. Ao revistá-lo, eles encontraram um revólver calibre 38 municiado com seis cartuchos, R$195 em dinheiro e uma porção de maconha. Ele foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência e logo após foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A arma foi apreendida.
O estabelecimento estava descumprindo o horário limite de funcionamento. O proprietário foi notificado e orientado a fechar as portas. A operação segue até a noite desta terça-feira.